Enocultura

Elas harmonizam vinhos e livros em Bologna, na Itália

Uma sommeliére e uma livreira se juntam para vender livros e vinhos harmonizados

divulgação
divulgação

por Silvia Mascella

Esta é aquela dica de viagem e cultura para você guardar! Da próxima vez que for para a Itália, uma passagem pela vibrante cidade de Bologna vai ser obrigatória, agora por mais de um motivo: a livraria Il Giardino Secreto (O Jardim Secreto) é também uma enoteca.

As amigas Francesa Pilloti (livreira) e Raffaella Melotti (sommeliére) combinaram suas paixões e transformaram a livraria de Francesca, numa deliciosa harmonização de capas de livros e rótulos de vinhos.

LEIA TAMBÉM: 10 melhores livros sobre vinhos

Os livros transitam por todos os gêneros, selecionados pela apaixonada Francesa, já os vinhos são de uma seleção muito particular de Raffaella: 60 rótulos italianos de norte a sul do país estão à venda no momento, mas todos são provenientes da agricultura biológica e/ou biodinâmica, de pequenos produtores quase artesanais e vários de uvas autóctones.

Nas prateleiras onde estão os livros, podem ser encontrados rótulos de uvas pouco conhecidas como Grechetto, Alionza, Albana ou Uva Fogarina. Dentro das caixas de vinho, compartilhando espaço com garrafas de terroirs únicos, estão best sellers internacionais e também livros sobre o mundo do vinho, é claro.

Livraria e enorteca Giardino Secreto

As amigas utilizam uma frase famosa do dramaturgo Moliére: "Grande é a fortuna daquele que possui uma boa garrafa de vinho, um bom livro e um bom amigo" como mote da nova loja e divulgam as combinações de livros e vinhos como se fosse uma harmonização de alimentos e bebidas.

LEIA TAMBÉM: O pioneiro que uniu livros e vinhos

A cidade de Bologna é a capital e o coração da Emiglia-Romana, uma região conhecida pelos próprios italianos como a 'barriga da Itália", pois é nas pequenas cidades dessa região centro norte do país que são produzidos o Presunto "di Parma", o Aceto Balsâmico "di Modena", o Parmegiano Reggiano, além da mostarda "di Cremona". Todos para harmonizar com os diversos vinhos produzidos por lá, na divisa com a Toscana, onde a Sangiovese recebe o nome de Sangiovese di Romana.

palavras chave

Notícias relacionadas