Tempranillo é a uva mais cultivada no mundo na última década

Uvas brancas Airen e Rkatsiteli são as que têm maior quantidade de hectares plantados no mundo

por Redação

Entre 2000 e 2010 as plantações de Tempranillo aumentaram mais do que qualquer outra variedade de uva no mundo, segundo o geneticista José Vouillamoz durante um simpósio realizado em Florença, Itália. No mesmo evento, Vouillamoz afirmou que as uvas brancas Airen e Rkatsiteli são as que têm maior quantidade de hectares plantados no mundo. 

Divulgação

Na Espanha existem mais de 200 mil hectares de cultivo da Tempranillo

De acordo com Vouillamoz, a variedade que teve maior crescimento de cultivo no planeta entre 2000 e 2010 foi a Tempranillo, seguida pela Syrah, Cabernet Sauvignon e Merlot. “Cabernet Sauvignon se planta em qualquer lugar. Por que não fazer o mesmo com a Tempranillo?” questionou Vouillamoz, sugerindo uma explicação para o aumento das plantações da variedade na última década.

Tempranillo é uma variedade originária da Espanha, onde existem mais de 200 mil hectares de cultivo. Suas plantações também foram difundidas para Portugal e estão tendo grande ascensão na Austrália.

A uva Airen, outra variedade espanhola, era a terceira variedade de uva mais plantada no mundo em 2010, depois da Cabernet Sauvignon e Merlot.

Segundo Vouillamoz a China e a Índia  foram os países que tiveram o maior crescimento em plantações de uva na última década. Porém, ele estima que em 2050 a Índia irá superar a China em termos de cultivo de vinhas.

Leia mais sobre a Tempranillo!

palavras chave

Notícias relacionadas