Taça de vinho usada por Péricles é encontrada em Atenas

Artefato foi encontrado em um subúrbio da cidade e nele constam ainda outros nomes, incluindo seu irmão Ariphron

por Redação

Uma taça de vinho que se acredita ter sido usada pelo governador ateniense, Péricles, foi encontrada em um subúrbio no norte de Atenas.

Divulgação

Taça usada por Péricles foi encontrada em 12 pedaços e reconstruída pelos arqueólogos

Ao juntar os 12 pedaços da taça, encontrada na cidade de Kifisia, os arqueólogos perceberam que o objeto continha seis nomes escritos na sua superfície externa. Os nomes encontrados eram de Péricles e de seu irmão mais velho, Ariphron, que estavam unidos aos de Aristides, Diodotos, Daesimos e Efkritos. O objeto tem oito centímetros de altura. 

O secretário da Sociedade de Epigrafistas Gregos informou ao jornal local, Ta Nea, que encontrar o nome de Ariphron registrado em algum lugar é algo extremamente raro. “Tê-lo inscrito acima do nome de Péricles, nos faz ter 99% de certeza de que eles eram realmente irmãos”, explicou.

Pela data inscrita na taça, os arqueólogos acreditam que, nessa época, Péricles deveria ter 20 anos de idade. A teoria levantada por eles é a de que Péricles bebeu o vinho junto aos outros homens. Para os arqueólogos, porém, quem escreveu o nome de Péricles na taça cometeu um erro e teve que corrigi-lo. A partir daí, o objeto parece ter sido oferecido a alguém que os homens chamavam de Drapetis, “fugitivo” em grego. Acredita-se que Drapetis era um escravo liberto ou fugitivo e dono de botequim.

A taça ficará exposta no Museu Epigrafal de Atenas em breve.

Péricles foi a mais influente figura clássica de Atenas durante a chamada "Idade de Ouro", em V a.C. Ele nasceu em 495 a.C. e se tornou um general liderando campanhas contra outras cidades gregas e persas. Ele ajudou a forjar a democracia ateniense, com o Parthenon sido contruído durante seu período. Ele morreu sob a lança de Esparta e, curiosamente, a taça foi encontrada numa rua chamada Esparta.

palavras chave

Notícias relacionadas