Escola do vinho

Qual o melhor método para lavar sua taça de vinho?

ADEGA traz a técnica, os equipamentos e produtos que você precisa para lavar e preparar deixar sua taça de vinho

por Silvia Mascella

Degustação ou refeição finalizada, ficam as taças. Mas antes de ir descansar ou postar as fotos nas redes sociais, é necessário dar um jeitinho nelas para não ter trabalho demais depois, mesmo que você não vá lavá-las imediatamente.

Além de eventuais marcas de batom e dedos engordurados, o resto de vinho que fica no fundo pode virar um problema no dia seguinte. Mas, seguindo essas dicas simples, sua taça ficará por mais tempo límpida e brilhante, pronta para o seu próximo vinho.

LEIA TAMBÉM: A taça de Champagne de Maria Antonieta

As empresas produtoras de taças recomendam sempre o uso da máquina de lavar louça, ela evita os arranhões que as esponjas e escovas de vidro eventualmente podem causar. Além disso a manipulação constante da taça quando lavada a mão pode dificultar a limpeza e, claro, causar acidentes.

Mas mesmo sem ter máquina de lavar, é possível cuidar bem das taças. O mais importante, se não for lavar a taça na hora, é não deixar restos de vinho nela, eles podem manchar a taça e dificultar a lavagem. Para tirar batom ou marcas de comida da borda você pode esfregar com delicadeza um pedaço de limão, mesmo daqueles já meio secos.  O ideal depois, é já passar uma água e deixar de molho para a lavagem do dia seguinte. O que pode ajudar é colocar uma pitada de bicarbonato de sódio em cada taça e um pouco de água morna.

LEIA TAMBÉM: Qual taça de vinho devo escolher

No momento da lavagem a dica mais importante é: cuidado na manipulação da taça. Com o detergente ela estará lisa e a chance de arranhar ou quebrar aumenta. Uma dica é utilizar uma escova de garrafas, ela tem as cerdas feitas de materiais que não arranham o vidro e o cristal e conseguem alcançar o fundo da taça, limpando as manchas mais difíceis.

É melhor que a água seja morna ou quente e o detergente sem cheiro. Enxaguar é uma das etapas mais importantes, para garantir que não haja sobra de detergente, que podem causar aromas ruins, fazer com que o vinho 'grude' nas paredes da taça e estragar sua próxima experiência.

Para quem vai utilizar a máquina de lavar, tambeem existem uma regras para facilitar e preservar as taças. Coloque as taças no andar superior da máquina com as bocas viradas para baixo. Evite que elas toquem umas nas outras ou em outras louças, assim, garantindo que durante o processo elas não risquem.

As taças na lava louças devem ir preferencialmente na parte superior

O abrilhantador ou secante é importante pois ele evita que fiquem manchas d’água. O detergente tem que ser usado na quantidade correta. Muito detergente pode deixar resíduos na taça, o que pode prejudicar sua experiência com os aromas do vinho, e o detergente em excesso pode ainda causar corrosão na taça, deixando ela turva.

O ideal, se possível, é lavar apenas as taças ou com outras louças que não estejam com muita gordura ou restos de alimentos. Assim, a quantidade de detergente pode ser dosada para garantir vida mais longa às taças.

O polimento

Não importa se você lavou suas taças na máquina de lavar louças ou à mão, o último passo é sempre o polimento.

O polimento é parte importante e finaliza a lavagem das taças

Utilizando pano de microfibra para não deixar nenhum “pelinho”, deixe a taça de boca para baixo sobre um copo com água quente até que ela esteja tomada pelo vapor, isso facilitará o polimento. Segurando a taça pela haste, passe o pano sem muita força por toda ela (dentro e fora) e pronto! Sua taça está limpa, sem marcas, sem aromas e polida. Pronta para sua próxima degustação.

palavras chave

Notícias relacionadas