Champagne

Exportações de Champagne voltam ao patamar de 2019 no mundo

Após boom na pandemia, a exportação de Champagne volta aos níveis de 2019. Brasil é oásis e cresce em 2023

Imagem Exportações de Champagne voltam ao patamar de 2019 no mundo

por Silvia Mascella

O Comitê de Champagne divulgou nesta semana um relatório sobre as exportações das borbulhas francesas revelando que o ano de 2023 fechou em 299 milhões de garrafas, um número praticamente igual ao ano pré-pandemia de 2019, quando foram exportadas 297,3 milhões de garrafas.

No entanto, em relação a 2022 as exportações tiveram uma diminuição de 8,2% e o mercado interno também foi afetado, segundo o relatório, por conta da inflação e dos cortes de despesas que os franceses fizeram no último ano.

LEIA TAMBÉM: As uvas Pinot além da Noir

O presidente do Sindicato Geral de Vinhateiros e vice-presidente do Comitê de Champagne afirmou que esses números são bem vindos: "Champagne é um produto protegido, de uma região delimitada e com regras bastante restritivas, o que faz com que seja impossível sustentar um crescimento de volume por um longo tempo", afirmou.

Os produtores de Champagne viram as vendas aumentarem muito no segundo ano da pandemia, depois de uma diminuição no primeiro ano. Isso fez com que em 2022 o volume vendido chegasse a 325 milhões de garrafas, um patamar alto para a região.

LEIA TAMBÉM: Vinícolas para visitar em Champagne

Mesmo com a diminuição de 8,2% do volume em relação a 2023, os produtos vendidos foram de maior preço, especialmente na exportação, fazendo com que a região mantivesse os valores de vendas acima dos 6 bilhões de euros (mais de 32 bilhões de reais). "A queda de volume era esperada, mas com os valores mantidos a região está otimista com o futuro, mesmo diante do desafiador contexto geopolítico atual", disse David Chatillon, presidente da União das Maisons de Champagne.

O Brasil é um dos países com participação importante nesses valores positivos de comercialização, pois entre janeiro e outubro de 2023 a importação de Champagne cresceu 53,7% segundo dados da Ideal Consulting, contribuindo para o crescimento dos vinhos premium no país.

palavras chave

Notícias relacionadas