Whisky com vinho

Empresa gaúcha cria whisky com notas vínicas, saiba como

A Union Distillery, empresa gaúcha sediada em Veranópolis, cria whisky que passa por barris de vinhos para ficar com notas vínicas, conheça o processo

O Pure Malt Whisky Wine Cask Finish é finalizado em barris que foram utilizados na produção de vinho
O Pure Malt Whisky Wine Cask Finish é finalizado em barris que foram utilizados na produção de vinho

por André De Fraia

Para amantes de whisky e de vinho, a empresa Union Distillery sediada em Veranópolis na Serra Gaúcha, combinou os dois estilos em uma bebida só.

A destilaria que comemorará 75 anos no próximo ano, lançou o Pure Malt Whisky Wine Cask Finish, uma bebida elaborada a partir de whisky envelhecido por 8 anos em barris de carvalho americano ex-bourbon, com finalização em barris que foram utilizados na produção de vinho.

Segundo a empresa, o destilado ganha complexidade e notas vínicas iniciando já no visual. No tradicional dourado do whisky é possível conferir reflexos avermelhados provenientes do barril de vinho. No olfato, combinadas com carvalho americano, baunilha e caramelo, notas tradicionais do whisky, é possível sentir os aromas do vinho que passou pelo barril. O paladar também entrega sabores que remetem ao vinho tinto, como chocolate, frutas desidratadas e baunilha.          

“No caso deste whisky, obtivemos uma ótima aceitação e, por isso, passamos a disponibilizá-lo de forma permanente a partir deste mês de setembro, em nossa linha Exclusive. Acreditamos que por ter essa complexidade de notas vínicas acaba atraindo um consumidor que procura novidades no mundo do whisky”, detalha Luciano Borsato, diretor-executivo da empresa.

A primeira tiragem de 1.100 garrafas já esgotou.

A Union Distillery nasceu em 1948, originalmente como uma vinícola e produtora de derivados da uva, apenas em 1972 que o foco mudou para o whisky, porém, até 2019, a empresa atuava somente como fornecedora de malte de whisky para indústrias de destilados.

Após a abertura de uma nova unidade no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, a empresa passou a focar no turismo, nas degustações e na produção própria. No passeio, o visitante pode conhecer o processo de elaboração do whisky, visitar os destiladores da empresa que contam com capacidades de até 18 mil litros e, claro, degustar os produtos da destilaria.

palavras chave

Notícias relacionadas