Editorial

Histórias de superação

por Christian Burgos

A história do vinho no Brasil é recente se comparada com a de diversos países europeus, mas durante esses mais de 500 anos, foram diversos os personagens que fizeram parte desta caminhada do vinho em nosso país. Essa gente defendeu (e seus descendentes ainda defendem) a bandeira do vinho em nossas terras, superando crises, desafiando desde o clima até governos. Ou seja, temos, sim, uma história rica, que é contada nesta edição pelo estudioso e fundador da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho, Carlos Cabral.

Mas este ano a história do vinho também tem um capítulo especial no Chile, e Sílvia Mascella Rosa foi ao país especialmente para descobrir como os produtores chilenos estão se reerguendo depois de terem sido afetados pelo devastador terremoto do começo do ano. Como o tremor afetou as vinícolas? Quais foram as perdas? Como estão os processos de restauração?

ADEGA encontrou as respostas em meio a escombros, muito trabalho e reconstrução, constatando quão determinados são os chilenos, que recentemente resgataram os 33 mineiros vivos. Hoje seus vitiviniculores se mostram prontos para celebrar a safra que se aproxima.

De volta ao Brasil, também celebramos, mas com vinhos do gelo, obtidos pela primeira vez na história nas terras altas de Santa Catarina. Com isso, entramos para um seleto grupo de países que são capazes de produzir os diferenciados "icewines". Mais ao sul, no Vale dos Vinhedos, os gaúchos também estão acelebrando a obtenção da tão aguardada Denominação de Origem. Aproveitamos então para conversar com Aldemir Dadalt, presidente da Aprovale, que contribuiu muito na caminhada histórica do Vale dos Vinhedos e deixa o cargo agora em novembro.

Voltando nossos olhos novamente para fora, descobrimos a inusitada região de Bierzo e a uva Mencía através da entrevista com o produtor Jorge Peique. Depois, levantamos uma questão polêmica para os produtores portugueses: apostar somente na Touriga Nacional como bandeira do país é a melhor estratégia para Portugal? E, por fim, prestamos nossa homenagem a Marcel Lapierre, o mago dos vinhos naturais, que morreu recentemente.

A edição, contudo, não acaba aí, Luiz Gastão Bolonhez novamente dá uma aula de harmonização em nossa sessão Enogourmet e finalizamos analisando a mais recente pesquisa científica, que tende a por um ponto final na discussão se o consumo moderado de álcool aumenta ou não a longevidade.

Saúde,
Christian Burgos

palavras chave

Notícias relacionadas