Avaliação Nacional de vinhos em Bento Gonçalves - RS

Evento aconteceu dia 26 de setembro, com 16 amostras degustadas pelo público

por Redação

Evento teve a presença de 850 pessoas no dia 26 de setembro

A 23ª edição do evento recebeu a presença de 118 degustadores – dentre enófilos, sommeliers e jornalistas especializados –, além de um grupo de 16 comentaristas formado por grandes nomes da viticultura mundial, que puderam analisar as amostras divididas em cinco categorias – Branco Fino Seco Não Aromático, Branco Fino Seco Aromático, Tinto Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante – e desenvolver um diagnóstico sobre a evolução dos vinhos no Brasil.

No total foram 312 amostras inscritas por empresas vinícolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia e São Paulo, avaliadas em oito sessões às cegas, entre os dias 18 e 27 de agosto, por 117 enólogos no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho.

Após a escolha de 30% das amostras mais representativas de cada categoria, a etapa seguinte aconteceu no dia 26, no Parque de eventos de Bento Gonçalves. A chamada “Festa do Vinho brasileiro” contou com 16 amostras (selecionadas dentre os 30%) para que fossem anunciadas ao público, apreciadas e comentadas.

A Avaliação Nacional de Vinhos é um evento anual de realização da Associação Brasileira de Enologia (ABE), sob chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da Organização Internacional dos Enólogos (OUIE).

palavras chave

Notícias relacionadas