Escola do vinho

Adega: o seu lugar da casa

As adegas climatizadas, mais do que conservar bem os vinhos, devem ser ambientes especiais da casa

por Gabriela Pasqualin

O tema vinho é visto em diferentes ambientes de decoração, seja numa sala de jantar ou até mesmo num lobby de hotel. Mas dentro de uma adega projetada, é impossível não ter algum detalhe decorativo com o assunto, a começar pelas garrafas que, por si só, são a atração principal e dão um colorido à parte.

papel de parede
Eliane Góes/Divulgação

Em primeiro lugar, a adega deve ser um lugar totalmente aconchegante e convidativo, afinal, é possível passar horas e horas dentro de uma. Segundo a designer de interiores Márcia Bueno Netto, tudo depende do cliente e do estilo da casa. "Claro que um projeto de uma adega deve sempre lembrar uma cave. Mas não necessariamente ser um ambiente escuro e totalmente rústico".

LEIA TAMBÉM: Não tenho adega climatizada, onde devo guardar meu vinho?

O principal é ter um ambiente climatizado, ideal para conservar as garrafas. A partir daí, fica nas mãos dos decoradores o estilo que a adega terá. "É legal sempre usar a história do vinho como tema. Combinar livros, garrafas, copos e detalhes decorativos de uma maneira bonita e útil", diz a designer.

Saber harmonizar peças pesadas com pequenos detalhes dão um toque especial à adega. A idéia de usar troncos naturais como pé de mesa com tampo de vidro e cadeiras de acrílico decoradas apenas com rótulos de vinho, por exemplo, dão leveza ao ambiente. Já os armários em freijó com pátina branca 'quebram' o tom de tijolo do chão e deixam a adega mais clara. "Gosto de misturar o antigo com o contemporâneo", revela Márcia.

A iluminação é outro detalhe bastante delicado dentro de uma adega, já que influencia diretamente na conservação dos vinhos. Deixá-la sempre apagada é o certo. Acender as luzes, apenas quando necessário, e de preferência que não reflitam diretamente nas garrafas.

LEIA TAMBÉM: Qual adega comprar para sua casa?

"No caso dessa adega que projetei recentemente, usei alguns spots e uma passarela de vidro no teto, por onde entra iluminação natural. A pouca quantidade de luz não danifica os vinhos. O detalhe é interessante, pois quem passa pela sala vê a adega de cima", diz Márcia.

adega

A pintura da adega é outro procedimento que requer muita pesquisa e adequação com o local. A artista plástica Eliane Góes, já experiente no assunto, tem em seu currículo diferentes tipos de pintura. "Tudo depende da proposta que o cliente quer. A partir daí, coloco meu talento em prática", diz a artista.

Entre as diversas obras de arte que já executou dentro de uma adega, está a reprodução de caixas de vinho empilhadas na parede, feita com a técnica Trompl´oeil, que quer dizer 'engana os olhos'. "A pessoa tem a impressão de estar realmente vendo caixas de madeira, mas quando chega perto, percebe que é um trabalho feito apenas com a tinta", revela Eliane.

LEIA TAMBÉM: O que fazer quando a adega para de funcionar?

Além desse trabalho, outro que lhe marcou foi uma adega com pintura afresco, bastante usada na antiguidade para decorar interiores de igrejas, na qual Eliane simbolizou o tempo de Baco cercado de várias ninfas com guirlandas de folhas de uva.

"Essa obra foi feita num porão, usei cores bem envelhecidas para combinar com o local", diz ela. Em outra ocasião, reproduziu uma receita de risoto em italiano em tons pastéis para dar um charme na adega e não só abusar de assuntos de vinhos em si, mas também os que estão ligados ao tema.

As cores que prevalecem na decoração de uma adega sempre tendem para os tons mais terrosos, as cores quentes, como laranja e vermelha. "O legal de usar essas tonalidades é aproximar-se mais da verdadeira cave, dando um ar mais rústico e real, como na Europa. Mas usar um branquinho e cores mais leves, também vale a pena para deixar o local mais claro", finaliza a artista plástica.

Serviço: Eliane Góes - especializada em Pinturas Especiais - (11) 3744-2101    
                Márcia Bueno Netto - Designer de Interiores (11) 3722-0463

palavras chave

Notícias relacionadas